Como são criados os Trending Topics do Twitter?

O Grupo de Pesquisas de Computação Social da HP realizou um estudo voltado a desvendar como o Twitter elege os Treding Topics (TTs), temas mais comentados no microblog. Para a realização do levantamento foram analisados mais de 16 milhões de tuítes de 3 mil TTs diferentes, entre setembro e outubro de 2010.

Em um post no blog oficial da empresa, a HP divulgou que o algoritmo do Trending Topics do Twitter se foca mais no assunto e no alcance dos tuítes do que na quantidade de vezes que o assunto foi tuitado. Para se ter ideia, cerca de 31% dos TTs são retuitados e, o mais importante, 72% dos retuítes vêm de grandes veículos de imprensa como CNN (@cnnbrk) ou The New York Times (@nytimes).

Com isso, a empresa descobriu que tuítes de influenciadores têm pouco efeito sobre os Trending Topics pois, na maioria das vezes, eles vêm de notícias tuitadas pelos principais veículos de imprensa que estão no microblog. Isso levou a companhia a compreender que a mídia tradicional ainda é quem impulsiona os assuntos dos TTs e não o contrário.

Para quem se interessou pela pesquisa, pode ler na íntegra o relatório de conclusão aqui.

Currently have 0 comentários:


Blog Matheus Art