A BBC, conceituada emissora de rádio e televisão do Reino Unido, elaborou o documentário de TV Secrets of the Superbrands para explicar como as grandes marcas podem influenciar a mente dos consumidores. Uma das descobertas da matéria é que os fãs da Apple têm os mesmos comportamentos de religiosos.
Intrigados com o que levava centenas de pessoas a formar filas, e até dormir na rua, a cada lançamento da Apple, os pesquisadores entraram em contato com um macfag (como são chamados os fãs da empresa) para entender melhor a força da Maçã.
O escolhido para a análise foi Alex Brooks, blogueiro e redator da World of Apple que – segundo ele mesmo – pensa na Apple durante o dia todo. Uma equipe de neurocientistas monitorou o cérebro de Brooks ao utilizar os produtos da marca. Com os resultados em mãos, os pesquisadores compararam as reações do macfag com os dados obtidos ao analisarem os cérebros de religiosos, quando estimulados com símbolos sagrados e assuntos espirituais.
Em ambos os casos, as mesmas áreas dos cérebros foram acionadas, levando a conclusão, irônica, de que a Apple é “cultuada” por seus consumidores.
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