Para Roberta Cozza, analista-chefe do Gartner, a performance do Android em tablets deve-se a três fatores: utilização do sistema por diversos fornecedores, um ecossistema de aplicativos mais competitivo e a redução do preço dos equipamentos. Contudo, ela alerta que o fato do Google não ter ainda aberto a plataforma Honeycomb – versão do Android para tablets – aos desenvolvedores, tende a afetar o ritmo de adoção da tecnologia.
Já em relação ao desempenho do iOS, o Gartner aponta que o iPad tende a ter o mesmo impacto no setor de tablets que o iPhone teve para o mercado de smartphones. A grande sacada, segundo a consultoria, é a possibilidade de oferecer uma experiência diferenciada em relação ao uso do conteúdo, graças a um ecossistema de aplicativos.
“Ao ver a resposta tanto do mercado corporativo quando dos usuários finais ao iPad, muitos fornecedores estão tentando competir primeiro no hardware para, só então, tentar montar um ecossistema adequado”, relata a vice-presidente do Gartner, Carolina Milanesi, no relatório da consultoria. “Muitos, no entanto, estão cometendo os mesmos erros que fizeram na primeira onda de concorrentes do iPhone, na qual priorizaram as funcionalidades de hardware, em detrimento dos aplicativos, serviços e toda a experiência do usuário”, complementa.
Previsões de vendas de sistemas operacionais para tablets (em milhões de unidades)
Fonte: Gartner (abril/2011)
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