Acho que todos ficaram sabendo da compra da Palm pela HP. Pois é, a Palm estava cada vez mais irrelevante para o mercado de dispositivos móveis “inteligentes” (smartphones). Uma empresa que criou o mercado de palmtops e posteriormente, o de smartphones, agora… Era um número pouco acima do zero. Pois é, o mercado é cruel, e a Palm foi burra em insistir no Palm OS 6 (Cobalt), vender a divisão de sistemas operacionais para a ACCESS japonesa, e fechar com a Be Inc. E, apesar do webOS (que é um sistema fantasticamente bem-feito), ela foi posta à venda.
A HP surpreendeu todo mundo e comprou a Palm. Pagou US$ 1,2 bilhão. Ninguém esperava que a grande Hewlett-Packard iria interessar-se por uma empresa de produtos portáteis. Mas comprou. Claro que muita gente ficou preocupada, pois acho que quem é um pouco mais velho lembra que a Digital (fabricante do excelente processador Alpha) foi comprada pela Compaq, e o desastre que foi a compra da Compaq pela HP: Hoje em dia, a marca Compaq, que foi a primeira empresa no mundo a clonar um IBM-PC (lá pelos idos de 1982), virou marca de notebook barato da HP. Só isso.
Para quem não leu, aí vai a tradução (livre) do primeiro parágrafo do post que a Palm colocou no seu blog corporativo:
No caso de você não ter ouvido, nós acabamos de anunciar uma fusão com uma lojinha ali na esquina, chamada HP. Essa lojinha é hoje a maior empresa de tecnologia do mundo, e certamente uma das empresas mais reverenciadas da terra da tecnologia. Vocês podem dizer “aceleração do webOS”? Estamos realmente empolgados, e gratos por surpreender o mundo de novo.E o que vai sair disso aí? A proposta da HP é clara, e fisguei lá do Pinguins Móveis:
- Pegar o WebOS;
- Usar o apoio da HP para levantar a Palm;
- Usar as conexões da HP para fazer da Palm (novamente) um jogador no mercado;
- E criar um ecossistema móvel.
A HP tem pressa em produzir algo com WebOS? Sem dúvida. Tanto que ela disse que irá embarcar o sistema em impressoras, roteadores e tantos outros sistemas. Se sair o tablet MESMO, aí a coisa vai ficar divertida, pois veremos o início do ecossistema dos tablets, que começou com os Nokia N670, N800 e N810, (que continuou com o iPad, e que tem mais gente entrando (falo isso depois). Se for mais barato, então… Melhor ainda.
E o que vocês acham?
Currently have 0 comentários:
Postar um comentário