A Adobe demonstrou essa semana uma insatisfação muito grande com a atitude mais recente da Apple, e como resposta, cancelou todos os investimentos feitos na adaptação de aplicativos baseados na tecnologia Flash para iPhone.
![]() |
O anúncio foi feito pelo gerente de produto da Adobe Mike Chambers em um texto no seu blog oficial. No decorrer do texto, o gerente justifica a postura da Adobe por causa de uma mudança feita no contrato de licença de desenvolvimento estabelecido entre a Adobe e a Apple. Feita em 08 de abril, a mudança na cláusula 3.3.1 determina que qualquer aplicação nativa para o iPhone só deve ser feita com as ferramentas disponíveis no SDK (Software Development Kit – ou Kit de Desenvolvimento de Software) oficialmente disponibilizado pela Apple – o que elimina qualquer possibilidade da Adobe utilizar ferramentas próprias para a criação de aplicativos que usem o padrão da tecnologia Flash. No texto, Mike diz que a Adobe manterá a ferramenta de exportação para iPhone no atual Flash CS5, mas não investirá mais no seu desenvolvimento e suporte, além disso os poucos programas na App Store (por volta de 100) que rodam baseados na tecnologia Flash devem ser retirados dentro de pouco tempo.
No comunicado, Mike Chambers diz que não entende bem a atitude da Apple e que não há impossibilidades técnicas para o uso do Flash no iPhone no iPad. Ainda em sua postagem, o gerente deixa bem claro que o iPhone não era a única prioridade da Adobe e que ela está trabalhando junto com a Google para adaptar o Flash 10.1 e o AIR 2.0 para o Android (Sistema Operacional com código aberto promovido pela gigante das buscas).
A Apple de imediato se posicionou perante os fatos, e seu porta-voz Trudy Muller disse que os padrões aceitos pelo iPhone e pelo iPad são abertos, tais como o HTML5, CSS, JavaScript e H.264,em oposição à Adobe que mantém um padrão fechado e proprietário.
Currently have 0 comentários:
Postar um comentário