Review CorelDRAW X5 Beta 3

Fiquei sabendo só na quarta-feira passada (13/01/2010) que já rola por aí uma versão beta do CorelDRAW X5. Mesmo não tendo achado fonte oficial de alguma notícia sobre a nova versão ou link oficial para download da versão beta, é possível encontrar vários sites e blogs oferecendo a versão 15.0.0409 (Beta 3). Todos apontando para serviços públicos de compartilhamento, nenhum com link direto da Corel.
Muitos blogs inclusive creditam esta imagem como sendo a reprodução da caixa final do produto:
                               coreldrawx5_studybox
Na verdade, a imagem é apenas um ensaio, um estudo do que poderia ser a caixa e identidade visual do novo Corel X5, de criação do designer Sonny Leon (http://coreldraw.com/media/p/51240.aspx), divulgado no Fórum da Corel.com

Instalação

Na curiosidade, baixei a versão. Ainda desconfiado de que poderia ser apenas a versão X4 renomeada para atrair visitantes e cliques. Minha apreensão durou até eu ver a primeira tela da instalação, confirmando que se tratava realmente do CorelDRAW X5 Beta 3.
coreldrawx5_installshield
Após descompactar e preparar os arquivos de instalação, o processo é igual à instalação do X4, inclusive com o mesmo visual. A Corel ainda não deve ter definido o visual final da nova versão.
Ao solicitar as informações do usuário, por se tratar de uma versão beta, o número de série já está preenchido, mas há um pequeno problema… Este número de série só funcionava até o ano passado. Ao tentar prosseguir com a instalação, é apresentada uma mensagem de número serial inválido.
coreldrawx5_invalid-serial
Mas nem tudo está perdido. Antes de ir atrás de seriais, cracks ou keygens ou desistir da instalação, basta alterar a data do Windows para 2009 e a instalação continua sem problemas. Após a instalação também, sempre que for executar o Corel X5, a data deve estar configurada para 2009.
Lembrando que sendo um produto Beta, não pense em instalar esta versão para uso produtivo, deixando seu uso apenas para testes e conhecimento das novas funções.
A instalação usa as telas do X4 e evita usar qualquer tipo de logomarca, símbolo ou objeto que possa indicar qual será a cara do X5, mantendo apenas o mesmo visual (e o balão) do X4.
Sempre escolho a opção personalizada e nunca instalo Corel PHOTO-PAINT (Photoshop na veia). Aqui encontro a primeira mudança que noto na nova versão: a instalação do Corel CONNECT.
coreldrawx5_setup-corelconnect
Não consegui achar informação do que seria o Corel CONNECT. O CONNECT X5 é a versão 1.0 da ferramenta. Ao abrir o software, vejo uma janela de pesquisa com opções para pesquisar nas bibliotecas do Corel X4 e X5 (tenho o X4 instalado no PC, deve ser por isso que aparece na lista), favoritos e pastas do computador.
coreldrawx5_corelconnect
Ao realizar uma pesquisa qualquer, ele vasculha todas as pastas marcadas. Por se versão beta, acho que ainda faltam melhorias. A ferramenta chegou a travar quando eu alterei uma opção para buscar vetores.
Continuando a instalação, há uma opção para instalar um Guidebook em PDF. Deixei a opção marcada. Ao instalar o Corel fui atrás desse guidebook no menu Help e me abre um PDF de uma página apenas com a inscrição: GuideBook Test. Com certeza ainda estão trabalhando no GuideBook. Se o GuideBook for uma versão tão completa quanto o Guia do Usuário do CorelDRAW X4 que baixei recentemente, os usuários estarão muito bem servidos.
Finalizada a instalação do Corel, vamos ver o que nos aguarda.
coreldrawx5_betasplash

O ambiente

O software segue com a mesma tela de boas vindas do CorelDRAW X4. Visualmente também, não há nenhuma novidade. Se no review do CorelDRAW X4 eu considerei que a versão não trouxe grandes mudanças – mas pelo menos alguma alteração visual – até o momento, a versão X5 trás menos novidades ainda.
coreldrawx5_welcome_thumb
Instalei, experimentei um pouco, fechei e deixei de lado. Hoje voltei a abrir o Corel e só agora uma janela de registro me é aberta, com as opções de registro ou lembrar novamente em 7, 15 ou 30 dias. Não fosse uma versão beta, acho que já teríamos o keygen do X5 espalhado na internet.
coreldrawx5_register
E dessa vez pelo menos uma imagem nova. Será que essa moça substituirá o velho balão nessa versão?

O que há de novo?

Deixei a opção Highlight What’s New ativa para ver o que há de novo ou modificado nessa versão. O primeiro item que me chama a atenção é o ícone de Novo (arquivo) destacado. O que haveria de novidade na opção Novo Arquivo?
Sabemos que ao clicar em Novo, o Corel abre um novo arquivo em branco, configurado em papel A4, orientação Retrato, 300 dpi etc. Na versão X5, agora temos uma caixa de diálogo, já comum em softwares como o Photoshop. Agora é possível então definir as propriedades do documento ao criá-lo.
coreldrawx5_newfile
Prefere do modo antigo? Tudo bem, clique na opção Do not show this dialog again e pronto.
Na ferramenta Retângulo, as novidades estão nas opções de borda, que agora não existe apenas a opção de arredondamento, mas também fatiado e chanfrado. E (finalmente!!) é possível escalonar o retângulo sem perder a forma dos cantos arredondados. Lembrando: até a versão X4, se você fizer um retângulo e arredondar os cantos, ao esticar esse retângulo, as bordas também são esticadas, o que é um pé no saco.
coreldrawx5_rectangle-tool
Aparentemente o botão Relative Corner Scalling (também destacado na barra de propriedades da ferramenta retângulo) deveria controlar essa função, como habilitar e desabilitar, mas eu experimentei várias vezes, habilitando e desabilitando o botão e não houve diferença. Sempre ao escalonar um retângulo, as bordas mantiveram o arredondamento original (também a fatia e o chanfro).
O botão da ferramenta Eyedropper (conta-gotas) também está destacado. Na nova versão não há mais a lata de tinta, agora temos a opção conta-gotas de cor e de atributos.
coreldrawx5_eyedropper
No CorelDRAW X4, os botões Conexão e Dimensão estão dentro do grupo de ferramentas Curva, onde estão as ferramentas mão livre, bézier, mídia artística etc. No X5, essas ferramentas ganharam grupos próprios e melhorias.
A ferramenta Straight-Line Connector (conexão), no X4, só oferece as opções de conector reto e em ângulo reto. No X5, há a opção de ângulo arredondado e é possível editar as âncoras dos objetos.
coreldrawx5_connector-tool
A ferramenta Parallel Dimension (dimensão) ganhou seu grupo de ferramentas, separando as opções de dimensão, que já existiam na barra de propriedades da ferramenta na versão X4 e mais algumas opções de ajuste.
coreldrawx5_dimmension-tool
Ainda no grupo curva, há uma nova ferramenta, a B-Spline, onde é possível desenhar linhas curvas controlando os pontos da curva.
Olhando para a barra de status, percebo duas novidades. Onde na versão X4 aparecia a posição do ponteiro do mouse e dicas para as ferramentas selecionadas, agora é possível escolher as informações a serem exibidas: o posicionamento do cursor ou detalhes do objeto; e informações de cor ou informações sobre a ferramenta selecionada.
coreldrawx5_status-bar
E ao lado dos ícones com cor de preenchimento e cor da borda, um botão para ativar ou desativar o Proof Colors. É possível configurar as Proof Colors numa janela de encaixe específica. A galera que trabalha com calibração de cores deve gostar da novidade.
Olhando os menus, há uma nova opção Exportar para Web no menu Arquivo, que lembra bem a função semelhante do Photoshop.
Atualização em 18/01/2010: Falando em Exportar, uma falha que sempre acompanhou o Corel era justamente na exportação de imagens, criando bordas brancas na base a na lateral direita da imagem exportada, conforme lembrou o leitor Felipe, que comentou o artigo com essa pergunta.
coreldrawx5_export-jpg
Ao exportar uma imagem no Corel, há novas opções e as tais bordas chatas não mais acompanham a imagem exportada. Mais uma chatisse do CorelDRAW resolvida.
A Corel agora tenta trazer o DRAW mais pro ambiente web. No menu View (Exibir), as opções de exibição (normal, rascunho etc.) trazem um novo item: pixels. Assim como também há a opção de exibir grade de pixels e alinhar aos pixels. Além de alinhar aos pixels, também é possível agora alinhar um objeto à página, onde antes era possível alinhar somente pelos objetos, pela grade e pelas linhas-guia.
E isso é tudo o que pude perceber de novidades no CorelDRAW X5 Beta 3. Nessas últimas versões do Corel, a X3 foi a que trouxe mais novidades e reformas visuais. O X4 mudou um pouco as cores do novo visual do X3 e trouxe algumas poucas novas ferramentas (a ferramenta de tabela foi uma grande melhoria) e mudança na forma de se trabalhar com os objetos e camadas. O X5 Beta 3 não parece instigar muito a atualização. Acho que só a opção de esticar retângulos sem perder a formatação dos cantos arredondados é que me atrai.
Mas ainda é beta, veremos se a Corel tem algo na manga até a versão final.

Fonte: [Ciso]

Currently have 3 comentários:

  1. bom dia, tudo bem

    estou com o seguinte problema, criei um arquivo novo no corel x5(um cracha), até aí, ok salvei e ele estava com "x"bytes de tamanho, depois eu precisei fazer umas alterações e quando salvei novamente fui conferir ele saiu da casa dos "x"bites para os megabytes, foi um aumento consideravel no tamanho, sendo q fiz pequena alteração,poderia me tirar essa duvida, detalhe, eu naum deleto minhas copias de segurança.

    obrigado pela atenção

  2. Olá Anônimo!

    Isso acontece normalmente no Corel.
    Depende da alteração q vc fez no arquivo.
    Pois o CorelDRAW trabalha com vetor, ou seja cálculos matemáticos, então por mais pequena q seja a alteração pode sim afetar o tamanho do arquivo. Ainda mas sendo a versão beta dele, sendo q nem lançado ele foi ainda!

    Espero ter ajudado!

    Abraços
    Matheus Bastos
    www.matheusart.com.br

  3. Mateus, boa tarde, eu sou completamente leiga no corel e baixei o 5, vi suas considerações sobre a versão, mas na verdade apenas quero aumentar uma resolução de máquina digital de 72 dpi, para 300 dpi, e já virei o negócio e não achei pode me ajudar.Meu e-mail heisoninha@gmail.com


Blog Matheus Art