Redes sociais são usadas mais para comunicação do que para vender imagem positiva
Os internautas estão usando as redes sociais para expressar mais sua verdadeira personalidade do que versões idealizadas delas, revelou um estudo. O psicólogo Sam Gosling da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, que desenvolveu a pesquisa, disse nesta quarta-feira (2) ao jornal inglês DailyMail que para a maioria dos usuários esses sites satisfazem a necessidade básica de ser conhecido pelos outros.
- Fiquei surpreso pela descoberta porque a hipótese aceita até hoje era de que as pessoas usam seus perfis para promover uma versão melhorada delas. Mas nossa descoberta sugere que os perfis de redes sociais vendem uma imagem precisa dos donos, seja porque as pessoas não estão tentando parecer legais seja porque estão tentando e falhando nessa tarefa.
Facebook, Twitter e Bebo estão sendo usados mais como o telefone (como um meio de interação social) do que para vender uma imagem positiva. Como as comunidades são virtuais, fotos embaraçosas que o dono de um perfil resolva não mostrar geralmente acabam sendo publicadas por outras pessoas.
O pesquisadores usaram questionários para avaliar a personalidade dos donos de perfis e suas caracterísiticas ideais (o que elas gostariam de ser).
Gosling diz que quem consegue expressar sua personalidade de forma precisa contribui para a popularidade das redes sociais de duas formas.
- Primeiro, permite aos donos de perfis avisarem aos outros quem eles são, o que satisfaz a necessidade básica de ser conhecido pelos outros. Segundo, significa que os leitores daquele perfil podem confiar nas informações que eles recolhem nas redes sociais, aumentando ainda mais sua confiança em todo o sistema.
Mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo possuem perfis onlines em vários sites.
Home » Facebook » Facebook espelha verdadeira personalidade, não a versão idealizada
Facebook espelha verdadeira personalidade, não a versão idealizada
Posted by Matheus Bastos | 04 dezembro 2009 | Category:
Facebook
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)








Currently have 0 comentários:
Postar um comentário