Cientistas acham planeta parecido com a Terra e cheio de água

Temperatura no local é muito alta para a vida como conhecemos

Um grupo de astrônomos descobriu um novo planeta muito parecido com a Terra, mas maior do que ela, e que poderia ter mais da metade de sua superfície coberta por água. A informação é de um estudo publicado nesta quarta-feira (16) na revista científica Nature.

A "Super Terra", como está sendo chamado o planeta (cujo nome oficial é GJ 1214b), está a 42 anos-luz de distância em outro sistema solar, e seu raio é 2,7 vezes maior que o da Terra.

A descoberta, feita por pesquisadores do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, representa "um grande passo" na busca por mundos semelhantes à Terra, diz Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia, que escreveu um comentário sobre a "Super Terra" na Nature.



Concepção artística mostra o planeta GJ 1214b (em preto) fazendo a órbitam em torno da estrela.
O GJ 1214b demora 38 horas para fazer sua órbita em torno de uma estrela pequena e fraca, que foi vista pela primeira vez por oito telescópios terrestres comuns - não muito maiores daqueles usados por observadores amadores. Sua relativa proximidade torna possível estudá-lo a ponto de determinar sua atmosfera.

David Charbonneau diz que isso faz dele a "a primeira 'Super Terra' com atmosfera confirmada - mesmo que esta atmosfera provavelmente não seja boa para a vida como a conhecemos". A temperatura do novo planeta, entre 120ºC e 280ºC, é muito alta para abrigar formas de vida como as terrestres – a temperatura é alta no local apesar de a estrela central de seu sistema ter cerca de um quinto do tamanho do Sol.
A densidade do planeta sugere que ele é composto por cerca de três quartos de água e gelo e um quarto de rocha. Zachory Berta, estudante que primeiro identificou indicações da presença do planeta, diz que ele é "muito menor, mais frio e mais parecido com a Terra do que qualquer outro exoplaneta" – exoplaneta ou planeta extrassolar é qualquer um localizado fora do nosso Sistema Solar.

– Apesar de sua temperatura alta, este parece ser um mundo de água.

Currently have 2 comentários:

  1. Bem interessante essa reportagem!
    Realmente, como um ínfimo acreditador da criação teísta, creio que há mistérios omitidos por Deus!
    O maior mistério de Deus revelado ao homem foi sua presença, sua graça e a sua pessoa, vindo em forma humana através de seu filho.

    Sabemos pra quê serve as baratas? não!
    Assim, não podemos ser resolutos quanto ao fato de haver vida em outros planetas; só Deus o sabe!

    Só posso dizer uma coisa com certeza: no Grande dia, teremos surpresas!

  2. É verdade, somente Ele sabe o pq das baratas.

    Deus te abençoe


Blog Matheus Art