Hoje é Dia da Internet Segura

Hoje, dia 10 de fevereiro, é o Dia da Internet Segura, iniciativa para promover o uso ético e seguro da Internet e outras tecnologias, por meio da difusão de informações, recursos e guias de boas práticas.



A idéia surgiu em 2003, na Europa, por iniciativa da Comissão Européia, a partir da rede InSafe, e tem como principal objetivo conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. No ano passado, 56 países participaram da mobilização. Este ano a expectativa é contar com 65.


No Brasil, a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil e do Ministério Público Federal, e é apoiada pelo Yahoo! Brasil.
A proposta do evento é a responsabilidade compartilhada entre governos, educadores, pais, ONGs, veículos de mídia, indústria e outros atores relevantes na proteção dos direitos dos cidadãos no que se refere ao uso das novas tecnologias. Os organizadores acreditam que a parceria entre esses atores é fundamental para garantir o uso positivo dessas novas tecnologias, bem como reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos.

Estão programadas diversas atividades sobre o assunto, como uma oficina para professores "Navegar (com segurança) é preciso! A educação para o uso ético das novas tecnologias", promovida pelo Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal em São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Veja a programação completa no www.safernet.org.br.

A comunidade virtual Habbo Hotel também organizou uma série de atividades para o Dia da Internet Segura. Em uma das gincanas O Habbo disponibilizará um link para a Cartilha de Segurança da SaferNet, que contém dicas como "Caso receba mensagens ou imagens agressivas que tentem forçar uma conversa, bloqueie o usuário, denuncie e peça ajuda", sobre o uso de bate-papos ou "Você distribui seu endereço, suas fotos e telefones para qualquer um na praia, na praça, no ônibus ou no mural da escola? Porque você distribuiria na internet?", sobre as comunidades virtuais. A partir das dicas, os usuários serão convidados a se reunir em grupos e criar situações que ilustrem a cartilha. Depois, fazem um print screen da tela e enviam para o gerenciador da comunidade.


As melhores vão para o site da SaferNet Brasil.








Currently have 0 comentários:


Blog Matheus Art